Alterações do desenvolvimento dentário em pacientes portadores de fissura de lábio e/ou palato: Revisão de literatura.
Pedro RL, Tannure PN, Antunes LAA, Costa MC. Alterações do desenvolvimento dentário em pacientes portadores de fissura de lábio e/ou palato: Revisão de literatura. Rev. de Odont. da Univ. Fed. São Paulo. Jan-abr 2010; 22(1): 65-9.
A fissura labiopalatal corresponde a aproximadamente 65% das anomalias da cabeça e pescoço, das quais são relatadas alterações dentárias como, por exemplo, agenesias, dentes supranumerários, microdontia e mal oclusões, que podem causar deficiência na estética e na fala.
Este artigo tem por objetivo expor as alterações do desenvolvimento dentário através de uma breve revisão de literatura, e a importância do diagnostico precoce para promover uma forma de tratamento para esses pacientes.
Os portadores de fissura labiopalatal são mais susceptíveis a alterações dentárias, estando elas relacionadas ao tipo de fissura, podendo elas acometer somente o lábio, somente o palato ou as duas estruturas ao mesmo tempo.
As anomalias dentárias ocorrem com mais freqüência nos portadores de fissuras labiopalatais em relação aos pacientes normais. Isso se deve ao fato de que os genes para fissuras estão também envolvidos em vários distúrbios de tecidos do corpo.
A prevalência das anomalias em pacientes portadores da fissura labiopalatal requer maior atenção direcionada ao diagnóstico e tratamento precoce.
Nenhum comentário:
Postar um comentário